terça-feira, 29 de novembro de 2011

Relatório de Contas – Sete Anos (21-12-2008)


  • Vendemos todo o tipo de objectos artesanais, de design ou produção limitada, feitos em Portugal, com alguns convidados de fora.
  • Comercializámos jóias, malas, echarpes, postais, poufs, quadros, santos, caixas, discos, relógios, candeeiros, talheres, presentes e outras coisas dessas. Demos a conhecer peças feitas em crochet, metais nobres e plebeus, vidro, botões, cerâmica, fimo, papel, cimento, tecido e lixo reciclado.
  • Atendemos milhares de portugueses e estrangeiros, turistas profissionais e profissionais do turismo, imigrantes, gente famosa e algum sem-abrigo do Bairro.
  • Servimos mais de 40 mil shots; disseminámos margueritas, vodkas com sumos de fruta, minis e máxis de todas as bebidas; trouxemos as maçãs de Alcobaça para o coração da capital e proporcionámos ânimo a mais de 120 pessoas por ano com os nossos Chás Astrais.
  • Ultrapassámos azares e desaires; vimos abrir e fechar lojas e bares; sobrevivemos a mudanças de autarcas e normas, ao advento da ASAE e da lei do tabaco, a alterações de horários e decoração.
  • Trabalhámos com mais de 200 autores, muitos dos quais se mantêm ainda hoje ligados a nós. Colaborámos com artesãos, designers e criadores, que são também artistas, estudantes ou professores, reformados, funcionários públicos ou dj's, desempregados com e sem carteira.
  • Demos 32.754 informações geográfico-turísticas gratuitas e correctas em mais de cinco línguas a quem buscava restaurante, bar, estação, teatro, droga, hotel, táxi, rua, avenida, beco, ou simplesmente um pouquito de atenção.
  • Organizámos festas; tomámos parte em feiras e mercados; servimos de cenário a gravações e de palco a concertos e espectáculos de dança. Acolhemos mostras e propusemos conversas; mostrámos instalações. Servimos sardinhas no Santo António e editámos um livro. Arranjámos casa a dois cães e devolvemos um gato aos donos. Lemos mais de 500 tarots. Tivemos espectáculo de magia e associámo-nos a projectos de solidariedade.
  • Aparecemos em revistas e jornais e fomos ao Portugal no Coração. Criámos canais de comunicação com quem nos visita. Reunimos centenas de frases, poemas, desenhos, desabafos e parvoíces em 13 cadernos A5 e mais um saco dos grandes de papéis soltos. Quem trabalha connosco fica amigo e a vizinhança parece gostar de nós.
  • Somos uma loja; bar; confessionário; laboratório social; um divã de psicanalista; um pequeno oásis para escapar à realidade; um speaker's corner; um lugar para salvar uma relação ou afogar os seus despojos, para iniciar uma relação ou falar sobre a incapacidade de entrar numa; um negócio onde as pessoas e a criatividade estão primeiro e onde se pratica um comércio mais do que justo.

SemSim, a dar-lhe since 2001!


texto de El VILAR

Sem comentários: